Por que estudar “Teologia do Corpo”?

*Post feito com o intuito de convidar aos jovens de Emaús a participarem do Curso sobre Teologia do Corpo. Mais informações no fim do post.

A Teologia do Corpo tem ganhado gradativamente um espaço maior na comunidade e no ambiente religioso, sendo tema de formações, palestras, seminários e cursos.

Todavia, nem sempre estamos abertos a estes encontros ou formações que nos são oportunizados. Isto se dá, muitas vezes, por não sabermos ao certo do que se trata esta tal “Teologia do Corpo”. É por isso que me proponho a trazer até você, caro leitor, uma breve introdução a este termo cunhado por São João Paulo II.

Primeiramente, devemos tomar conhecimento que a Teologia do corpo é um verdadeiro tratado de antropologia e teologia moral-sexual, e que pretende auxiliar o ser humano no seu desenvolvimento, contemplando a criação do homem, sua sexualidade e a capacidade de amar. Ou seja, reflete sobre a vocação que o homem e a mulher são chamados a viver dentro da sua masculinidade e feminilidade.

São João Paulo II, desde o dia 05 de setembro de 1979 até 28 de novembro de 1984, fez uso das tradicionais “audiências gerais”, que são realizadas todas as quartas-feiras na praça São Pedro, para presentear toda a humanidade com suas catequeses, que aos poucos, iria sendo conhecida como uma verdadeira “Teologia do corpo”.

Papa João Paulo II fotos (9 fotos) - LETRAS.MUS.BRAs catequeses do Santo Padre buscam fazer o homem refletir sobre a sua criação e existência, partindo do livro do Gênesis, fazendo que compreendam o papel da natureza humana através da masculinidade e feminilidade. Em outras palavras, São João Paulo II conseguiu nos ajudar a compreender que o nosso corpo não é uma barreira para uma espiritualidade autêntica, mas sim, que os nossos desejos sexuais devem ser aperfeiçoados e canalizados para o fim correto, selando a sexualidade sadia como marca da nossa experiência perfeita do amor.

Estudar a Teologia do Corpo é se abrir à ação do criador através da busca do conhecimento, por completo, assumindo a nossa consciência perante o nosso corpo, nossos desejos e nossas relações, sustentando a busca pelos valores cristãos e preservando a autenticidade de filhos e filhas de Deus na sua integridade e dignidade.

Sendo assim, precisamos, como bons cristãos, compreender o que nos faz distorcer da nossa vocação ao amor e entender que a vivência desregrada da sexualidade na nossa vida nos deixa em estado de pecado, nos afastando de Deus e da experiência de vivência do amor.

Com esta brevíssima introdução à Teologia do Corpo, instigo você a desafiar-se na busca por um conhecimento mais aprofundado, abrindo-se a este riquíssimo conhecimento deixado por São João Paulo II.

Portanto, convido você a participar do curso “Teologia do Corpo” que está sendo preparado pelo Movimento Nacional de Emaús.

As aulas acontecerão às quintas-feiras do mês de outubro de 2020, às 20h, e serão ministradas por jovens, casais e sacerdotes que estudam e dominam o tema. Este curso é aberto a qualquer pessoa e as inscrições podem ser feitas até o dia 25 de setembro.

“O amor é o dom de si. Significa esvaziar-se para estender a mão aos outros. Em certo sentido, significa esquecer-se de si mesmo pelo bem de outrem”. São João Paulo II.

teoco.jpg

Aulas:

Aula 1 – 01/10: Amor e Responsabilidade
Aula 2 – 08/10: “No princípio não era assim”
Aula 3 – 15/10: O Amor Esponsal espelhado no Amor de Cristo pela Igreja
Aula 4 – 22/10: As vocações Natural e Sobrenatural do Homem
Aula 5 – 29/10: TdC na prática: Estando aberto à Vida

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/u/1/d/e/1FAIpQLScLiBCBtcwhpZeXIzY4Nyqit-_wB-PmHGLzk_sHrBougj421Q/viewform?usp=sf_link&fbclid=IwAR07xFS4fxEYg23nfKNtFsUjdlJBOQcvJBA166g1XjHLaHjNGMm-TU9Z0qQ

ailton.jpeg

Ailton Ebele

Seminarista Dehoniano. “A mosca que pousa no mel não pode voar; a alma que fica presa ao sabor do prazer, sente-se impedida em sua liberdade e contemplação.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s